
Atividade Física e a Prevenção do Câncer de Próstata
O mês de novembro é marcado por uma das campanhas mais populares de prevenção e conscientização sobre a saúde masculina: o Novembro Azul.
Essa é uma iniciativa global, que acontece desde 2003 para fomentar o combate ao câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens.
Todos os anos, a sociedade médica, órgãos governamentais e entidades de saúde do mundo se juntam a esta causa tão importante, com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a necessidade de fazer os exames de rastreamento da doença, principalmente após os 50 anos de idade.
Além de ser uma maneira de garantir o diagnóstico precoce, a campanha também serve como fonte de informação, derrubando tabus, preconceitos e inseguranças que são frequentes entre os homens.
Essa é uma pauta urgente e necessária, já que o câncer de próstata é uma doença, muitas vezes, sem sintomas aparentes e que pode se desenvolver de forma silenciosa. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2020, são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata no país.
O que é câncer de próstata?
O câncer de próstata é uma doença que atinge a glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino. Em sua fase inicial, a enfermidade não apresenta sintomas evidentes, o que, muitas vezes, atrasa o diagnóstico.
Já em fase avançada, o indivíduo pode apresentar dor ao urinar, sangue na urina e dor óssea. No entanto, estes sinais surgem, na maioria dos casos, quando o câncer já apresenta dificuldade de cura.
Por isso a relevância dos exames de prevenção, do diagnóstico precoce e de uma vida ativa e com alimentação balanceada.
A importância das atividades físicas no combate ao câncer de próstata
Vários estudos correlacionam a prática de atividades físicas e a manutenção de uma alimentação saudável a um risco menor de desenvolvimento de câncer de próstata.
De acordo com achados de uma pesquisa conduzida pela Universidade Charles, na República Checa, a atividade física reduz o risco de câncer, enquanto o sedentarismo aumenta as chances de desenvolver a doença em 104%. O controle do sobrepeso e da obesidade e a modulação hormonal provocados pelos exercícios ajudam a manter a saúde em ordem.
Outra pesquisa, desta vez da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, apontou que apenas 15 minutos de atividades físicas diárias já são suficientes para contribuir com a redução das taxas de mortalidade de pacientes com câncer de próstata.
Segundo os pesquisadores envolvidos no estudo, os exercícios influenciam na produção de hormônios que melhoram a resposta imunológica e reduzem inflamações no organismo.
Para os profissionais de saúde e educadores físicos, a regra é clara: é melhor fazer pouca atividade física todos os dias do que não fazer nada!
Quais atividades físicas contribuem para a prevenção do câncer de próstata?
Todas as atividades físicas são benéficas, desde que feitas sob a supervisão de profissionais para evitar lesões. O estudo da Universidade de Harvard mostrou que exercícios vigorosos, praticados por, pelo menos, três horas por semana, são os mais indicados, com destaque para:
-
Corridas;
-
Caminhadas;
-
Ciclismo;
-
Natação;
-
Entre outros.
O grande objetivo é evitar o sedentarismo. Por isso, a realização de atividades físicas é recomendada até mesmo nas empresas.
Instituir um momento diário para práticas voltadas à saúde corporativa contribui para a melhoria da qualidade de vida e para o bem-estar dos colaboradores.
Se você deseja iniciar um programa de saúde na sua empresa, fale com a FITCORP SAÚDE.