
Saiba o que é fisioterapia do trabalho e sua importância
O estilo de vida moderno tem nos levado a passar cada vez mais tempo sentados, em telas e executando posturas e movimentos repetitivos, seja durante o trabalho ou em casa. Essa super conectividade e o acúmulo de funções durante a semana acaba levando muitas pessoas a picos de estresse e ao desenvolvimento de dores crônicas.
Para aliviar tensões, garantir bem-estar, minimizar dores e proporcionar relaxamento muscular, a fisioterapia do trabalho é fundamental. Ela ajuda a acompanhar a saúde do trabalhador, analisando fatores como ergonomia, atividade laboral e biomecânica.
Quando implementada nas empresas, a fisioterapia do trabalho contribui para manter a boa saúde ocupacional das equipes.
Além disso, ela ajuda a prevenir, identificar e, até mesmo, tratar lesões ou distúrbios desenvolvidos a partir das atividades laborais.
Como aplicar a fisioterapia do trabalho nas empresas?
O primeiro passo para criar um programa de fisioterapia do trabalho nas empresas é adotar um enfoque interdisciplinar e multiprofissional, com uma análise detalhada do ambiente de trabalho, das atividades desenvolvidas e das principais queixas dos trabalhadores.
A fisioterapia pode ser usada neste contexto para a reabilitação de patologias que ocorrem devido ao ambiente de trabalho, como, por exemplo, problemas gerados por estresse, lesões por esforço repetitivo, postura inadequada e outras condições.
Essa é uma forma de trazer melhorias reais para a qualidade de vida do trabalhador e de aumentar a produtividade, o engajamento e a satisfação das equipes.
Benefícios da fisioterapia do trabalho
A fisioterapia do trabalho traz benefícios fisiológicos e psicológicos para os indivíduos, e ainda consegue proporcionar vantagens importantes para as empresas.
Em geral, o trabalho de fisioterapia começa com a identificação dos grupos existentes nas empresas, como:
1 - Os sintomáticos (aqueles que já apresentam algum sintoma, dor ou patologia);
2 - Os assintomáticos (aqueles que não apresentam nenhuma patologia associada ao trabalho);
3 - E os grupos de risco (aqueles que podem vir a desenvolver uma patologia ou sintomas por causa de uma predisposição pessoal).
Cada um desses grupos é tratado de forma diferente, com ações específicas e medidas de prevenção. Dessa maneira, as empresas conseguem preservar a saúde de seus funcionários, evitar afastamentos do trabalho e têm mais chances de reter talentos e fortalecer a sua imagem enquanto empregadora responsável e preocupada com o bem-estar de seus colaboradores.
A importância dos exames periódicos do trabalho
Os exames periódicos e os realizados no momento de admissão e demissão do funcionário são muito importantes para identificar doenças, lesões e dores crônicas. Quando o trabalhador apresenta algum problema específico, o exame fisioterapêutico pode ser solicitado para o investigar o caso.
Entre os exames que são comuns na fisioterapia do trabalho, destaca-se o exame periódico cinesiológico-funcional, que tem a importante função de avaliar o perfil físico e postural do trabalhador.
Todas as informações desse exame são documentadas de forma criteriosa, o que garante que a empresa possa se resguardar em casos de ações trabalhistas.
Fisioterapia Ortopédica
A Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia está diretamente ligada à qualidade de vida e capacidade de trabalho dos indivíduos. Apesar de dores e lesões serem muitas vezes tratadas como algo normal, esses problemas merecem atenção.
A intervenção do fisioterapeuta fica, então, direcionada à prevenção e ao tratamento de doenças do sistema musculoesquelético, seja nos ossos, tendões, articulações ou ligamentos.
Para isso, é preciso controlar a dor e os processos inflamatórios, restabelecer a musculatura lesionada e tratar qualquer restrição de movimentos provocada por lesões ou dores corporais.
Análise Ergonômica
A análise ergonômica é uma etapa importante da fisioterapia do trabalho. Esse estudo leva em consideração a relação entre o indivíduo e o espaço de trabalho, avaliando fatores ambientais, organizacionais e técnicos.
Cada um desses aspectos diz respeito a questões como a temperatura, a iluminação, o ritmo de trabalho, a quantidade e a duração das pausas e, até mesmo, a forma de utilização dos equipamentos e mobiliários.
As intervenções do fisioterapeuta podem levar à adequação dos ambientes de trabalho, quando eles forem causas de dores ou problemas para os trabalhadores.
É importante mencionar ainda que todos os fatores ergonômicos analisados nas empresas variam de acordo com o posto de trabalho e o segmento de atuação do colaborador. Por exemplo, a rotina e as necessidades ergonômicas de quem trabalha no computador são diferentes das demandas de operadores de máquinas e equipamentos industriais.
Dessa forma, além de investir na fisioterapia do trabalho, é indicado que as empresas mantenham um cronograma de reavaliações periódicas do seu cenário e realidade ergonômica.
A FitCorp pode te ajudar!
A FitCorp trabalha com saúde corporativa e traz soluções incríveis para diferentes modelos de negócio, sempre adaptando seus serviços àquilo que os clientes precisam.
Oferecemos o melhor atendimento em fisioterapia do trabalho, com foco na prevenção e recuperação de lesões e doenças ocupacionais. Entre em contato e saiba mais sobre os serviços!