
Projetos de Saúde Corporativa x Prevenção de Doenças
No ambiente empresarial, a saúde corporativa e a prevenção de doenças são dois conceitos próximos e importantes. Hoje, ambos os temas são uma grande preocupação para gestores e profissionais de RH, visto que impactam diretamente o resultado financeiro e a produtividade das organizações.
Na prática, quando um funcionário é afastado por causa de uma doença ocupacional, a empresa sofre com os custos relacionados ao afastamento.
Para evitar este tipo de situação, as organizações podem apostar em projetos de saúde corporativa, que são fundamentais para garantir o bem-estar físico e mental dos colaboradores.
Quer saber mais sobre os conceitos de saúde corporativa e prevenção de doenças ocupacionais? Continue a leitura que a gente te explica em detalhes a relação entre essas duas áreas.
A prevenção de doenças ocupacionais nas empresas
A prevenção de doenças ocupacionais é o principal propósito do programa de saúde corporativa. Nesse sentido, o setor de RH pode investir em uma série de ações para promover hábitos saudáveis nos colaboradores, como a ginástica laboral, exames ocupacionais periódicos, mobiliário ergonômico e programas corporativos de saúde e bem-estar, por exemplo.
Além disso, a prevenção de doenças no trabalho também passa pelo cumprimento de normas regulamentadoras, pelo fornecimento e uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e pela promoção de campanhas educativas e de conscientização.
A ideia é que todos os colaboradores sejam engajados em atividades e ações que promovam a saúde e a segurança no trabalho e evitem lesões, acidentes e doenças laborais. Ou seja, a prevenção de doenças ocupacionais é um trabalho conjunto e contínuo.
O que é o Programa de Saúde Corporativa?
A finalidade do programa de saúde corporativa é estimular comportamentos e hábitos de vida saudáveis nos colaboradores para diminuir o risco de desenvolvimento de doenças.
De uma forma geral, a saúde corporativa pode ser definida como uma abordagem direta e inteligente centrada na prevenção de doenças ocupacionais, e envolve todas as ações da empresa para promover o bem-estar físico e psicológico da sua equipe de colaboradores.
Através de ações e do incentivo ao autocuidado, o programa de saúde corporativa existe para fomentar a qualidade de vida dentro e fora da empresa. Afinal, pessoas felizes e saudáveis se sentem mais inspiradas e desempenham melhor suas funções.
Para que seja bem-sucedido, o programa de saúde corporativa precisa promover um cuidado preventivo regular, com esforços repetitivos para evitar a ocorrência de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
Dentro do programa de saúde corporativa, a empresa pode oferecer palestras, atividades físicas, alongamentos, estímulos a hábitos saudáveis, campanhas sazonais de conscientização sobre doenças crônicas, informações sobre alimentação saudável, ginástica laboral, semana da saúde e muito mais.
Para implementar um programa de saúde corporativa eficiente, considere as seguintes sugestões:
1) Faça um diagnóstico da saúde ocupacional da empresa, com dados e indicadores de saúde;
2) Busque alinhar o programa de saúde corporativa com a estratégia da empresa;
3) Contrate uma equipe terceirizada de profissionais de saúde e bem-estar para implementar e desenvolver o programa de maneira regular e sustentável.
Se você está em busca de uma empresa parceira para colocar em prática um projeto de saúde corporativa e prevenção de doenças personalizado para o seu negócio, entre em contato com a equipe da FITCORP.
Somos especialistas na área e trabalhamos com o propósito de melhorar a qualidade de vida nas empresas através da prática de atividades físicas. Saiba mais!