
Ações para promover o Janeiro Branco na empresa!
O Janeiro Branco é um movimento criado por psicólogos para fomentar discussões e ações que promovam a saúde mental no ambiente de trabalho. Esta é uma oportunidade de abordar os riscos e as formas de prevenção de problemas como ansiedade, estresse e depressão.
A campanha existe desde 2014 e simboliza uma página em branco, pronta para ser preenchida com novas histórias.
No calendário da saúde corporativa, essa é uma data estratégica e que pode ser utilizada para melhorar a qualidade de vida dos funcionários, evitar o esgotamento dos colaboradores e, até mesmo, para contribuir com diagnósticos precoces de doenças mentais.
Por que discutir saúde mental em janeiro?
O início do ano foi escolhido propositalmente para esta iniciativa, uma vez que é um período que gera expectativa por aquilo que está por vir, ao mesmo tempo que traz reflexões a respeito daquilo que não foi alcançado no ano anterior.
Ou seja, o mês de janeiro é ideal para renovar sonhos e metas, e também para mudar hábitos, refletir e ressignificar experiências.
Neste contexto, as empresas têm a oportunidade de colocar em prática diversas atividades no Janeiro Branco que conscientizem seus colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde mental.
Nestas ações, vale a pena destacar que voltar a atenção para as próprias emoções é também uma maneira de conquistar equilíbrio e qualidade de vida.
A importância de falar sobre saúde mental no trabalho
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental no trabalho está diretamente relacionada ao estado de bem-estar dos profissionais, que deve ser mantido mesmo durante momentos desafiadores e de tensão.
É importante estar com a saúde mental em dia para conseguir ser produtivo e feliz no trabalho. Por isso é tão importante falar sobre este assunto nos ambientes corporativos.
Além disso, estamos vivendo um momento bastante peculiar quando tratamos de doenças mentais. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que os anos de pandemia de Covid-19 aumentaram a ocorrência de sintomas como ansiedade e insônia na população.
Quando somamos a crise de saúde pública a todas as mudanças que ela promoveu nas relações de trabalho, como o crescimento do home office e do contato entre os profissionais por meio de dispositivos eletrônicos, vemos que é ainda mais urgente falar abertamente sobre saúde mental e derrubar tabus, preconceitos e desinformação.
Afinal, os ambientes e as relações profissionais são, quase sempre, estressantes, de competição e pressão, e isso pode adoecer as pessoas e gerar gatilhos que impactam diretamente a vida fora do trabalho.
Sendo assim, hoje, mais do que nunca, as empresas devem se manter engajadas com o bem-estar de seus colaboradores e inserir ações de saúde mental e qualidade de vida na rotina de suas equipes.
Se você é um gestor ou analista de RH e deseja abordar o tema no início de 2023 na sua empresa, veja as nossas 5 dicas práticas de ações para promover na campanha Janeiro Branco!
5 ações para colocar em prática no Janeiro Branco
1. Ofereça palestras sobre saúde mental
A informação é a principal ferramenta de conscientização sobre doenças mentais. Por isso, ofereça palestras sobre saúde mental no Janeiro Branco, abordando temas como: os principais tipos de transtornos mentais e como reconhecê-los, o estigma das doenças mentais, como conquistar qualidade de vida e equilibrar a vida pessoal e a profissional, entre outros.
2. Promova dinâmicas e espaços de trocas
Falar sobre os sentimentos é uma forma de aliviar angústias internas. Promova rodas de conversa e dinâmicas entre os funcionários, nas quais eles possam trocar experiências, falar abertamente sobre desmotivação, desânimo e outros sintomas que podem ser sinais de doenças mentais.
3. Adote um programa de qualidade de vida na empresa
O Janeiro Branco é uma ótima oportunidade para dar início ou divulgar um novo programa de qualidade de vida. Com atividades como treino funcional, yoga laboral, alongamentos, blitz postural e massagem express na rotina dos colaboradores, eles ficarão mais motivados e saudáveis.
4. Aplique Mindfulness, a técnica da atenção plena
A prática do Mindfulness é muito positiva nos espaços corporativos. Essa técnica de atenção plena ensina os colaboradores a se concentrarem apenas no presente.
No trabalho, a técnica pode ser aplicada por meio de uma meditação guiada. Os principais resultados do Mindfulness são: regulação das emoções, mais flexibilidade cognitiva e a capacidade de agir com mais consciência.
5. Incentive a realização de check ups de saúde
Ofereça exames de saúde e consultas com psicólogos para suas equipes. Além de avaliar as condições físicas dos colaboradores, também é fundamental conhecer o estado de saúde mental dos mesmos, principalmente para que seja possível realizar um gerenciamento do estresse entre os times.
Ficou interessado nas ações? A Fitcorp Saúde Corporativa oferece todos esses serviços. Entre em contato e saiba mais!